quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Boxe estreia nesta sexta-feira em Guadalajara


Falta pouco para que o boxe brasileiro conheça os seus primeiros adversários nos Jogos Pan-americanos de Guadajara.
Na manhã desta quinta-feira, os técnicos e chefe de equipe da Seleção Brasileira de Boxe Olímpico acompanharam o congresso técnico onde foram definidos os dias e horários da competição.
O sorteio, no qual serão definidos os primeiros adversários dos brasileiros, acontecerá nesta sexta-feira, às 13h no horário brasileiro. Ainda na sexta, o boxe finalmente fará a sua estreia nos Jogos, a partir das 21h no Brasil na Arena Expo Guadalajara.
No sábado, as lutas também iniciam às 21h no horário brasileiro. Nos dias 23 e 24, as lutas serão divididas em duas sessões, às 17h, e às 21h.  Já nos dias 25, 26, 28 e 29, os combates iniciarão às 21h no horário brasileiro.
Foi confirmada a participação de 121 boxeadores de 25 países, sendo 100 homens e 21 mulheres.
A Seleção Brasileira de Boxe Olímpico que representará o Brasil em Guadajara 2011 é a seguinte:
Feminino:
Categoria Leve (60kg)
Adriana Araujo
Categoria Médio (75kg)
Roseli Feitosa
Masculino:
Categoria Mosca (52kg)
Julião Henriques Neto
Categoria Galo (56kg)
Robenilson Vieira de Jesus 
Categoria Leve (60kg)
Robson Donato da Conceição  
Categoria Meio Médio Ligeiro (64kg)
Everton dos Santos Lopes 
Categoria Meio Médio (69kg)
Myke Michel Ribeiro de Carvalho
Categoria Médio (75kg)
David Lourenço da Costa
Categoria Meio Pesado (81kg)
Yamaguchi Falcão Florentino
Treinadores:
João Carlos Soares Gomes de Barros
Claudio Marcio Aires da Silva
Abel Bokovo
Chefe de Equipe:
Carlos Renato Sorbile

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Adriana Araújo: chance de medalha no Pan

Brasileiras vão estrear no boxe no Pan com chances de medalhas



Guadalajara tem um sabor especial para as mulheres que praticam boxe. Será a primeira vez que o esporte terá disputa no feminino nos Jogos Pan-Americanos. E o Brasil terá no México duas promessas de medalhas. Guarde bem esses nomes: Roseli Feitosa e Adriana Araújo. Roseli, com apenas 23 anos, já tem nove títulos no boxe, entre eles um Mundial. E Adriana, com 29 anos, foi ouro em Medellín e tem outras 12 medalhas em torneios nacionais e internacionais. 

"Mais bonito", boxe feminino brasileiro é favorito ao ouro no Pan


Roseli Feitosa (à esquerda) e Adriana Araújo (à direita) partem para o Pan com esperança de medalha e vaga olímpica
Foto: CBBoxe/Divulgação


DIEGO FREIRE
Pela primeira vez disputado nos Jogos Pan-Americanos, e confirmado na Olimpíada de 2012, o boxe feminino entra no calendário das grandes competições com a expectativa de resgatar o prestígio do esporte e render medalhas de ouro para o Brasil já em Guadalajara. Na disputa masculina, o País quebrou um jejum de 44 anos sem subir ao lugar mais alto do pódio com o meio pesado Pedro Lima, no Rio de Janeiro, em 2007.
Adriana Araújo (categoria até 60 kg) e Roseli Feitosa (até 75 kg) embarcaram para o México na última quinta, acompanhadas do treinador João Carlos Barros - o mesmo da Seleção masculina da modalidade -, entre as principais favoritas do torneio.
"Treinei bastante e agora só quero a medalha de ouro", afirmou ao Terra, objetivamente, Roseli Feitosa, com a confiança de quem conquistou o primeiro título mundial do boxe amador brasileiro, pela categoria peso leve, em setembro de 2010, na cidade de Bridgetown (Barbados).
Naquela ocasião, a brasileira foi superior desde o início e derrotou a cazaque Marina Volnova por 12 a 3 na final, repetindo a tranquilidade que encontrou para passar por Muhatia Mediatri Ques (Quênia), Selma Yagci (Turquia) e Timea Nagy (Hungria) nas fases anteriores.
A façanha antecedeu o recente triunfo do meio médio ligeiro Everton Lopes, campeão do mundo no último dia 9 de outubro, em Baku (Azerbaijão), após bater o ucraniano Denys Berinchyk. "O Everton está de parabéns, mas eu ganhei primeiro", brinca Feitosa, 22 anos.
Para ela, os bons resultados não serão eventos isolados e ilustram uma melhora na estrutura do boxe brasileiro: "hoje em dia há investimento e patrocínio. Eu consigo viver apenas do boxe e treinar sem preocupações, apenas focada em conquistar bons resultados", declarou.
Roseli acredita que carrega a "missão" de conseguir mais uma medalha de ouro para aumentar o número de torneios femininos do esporte no Brasil. Baseada na história pessoal, ela sabe que há um razoável número de praticantes no País, mas ainda há carência de competitividade.
"Eu comecei meio sem querer, jogava vôlei em Osasco e tive que abandonar o esporte para estudar e trabalhar. Procurei uma luta só para para manter a forma, que é como geralmente todos fazem. Lá conheci o meu marido, mestre de muay thai e capoeira, e peguei gosto", conta.
Baiana entrou no esporte por "vingança"
"Treinei por dez anos para viver esse momento. Será a grande competição da minha carreira e estou decidida a levar o ouro para o Brasil. Estou preparada como nunca", disse, determinada, Adriana Araújo, 30 anos.
A baiana, dona de diversos ouros em disputas continentais, vê americanas e canadenses como as principais adversárias pelo pódio em Guadalajara 2011. À exemplo de Feitosa, a companheira de Seleção também buscou o boxe para manter a forma, mas admite ter seguido adiante por uma "vingança pessoal".
"Eu sempre adorei esporte e fiquei muito triste quando tiver que abandonar o futebol na categoria de base do Vitória para estudar e trabalhar. Não conseguia ficar parada e uma amiga minha me convenceu a tentar boxe. Eu comecei sem muitas pretensões, e era sparring (parceiro de treinamento de pugilistas) de um aluno do professor Rangel de Almeida. Fiquei com raiva de apanhar tanto daquele menino e resolvi me vingar, treinei muito e depois dei uma surra nele", lembra Araújo, aos risos.
Acostumada a treinar com homens, ela acredita que o boxe feminino é muitas vezes mais "bonito de se ver" do que o masculino, já que, por terem menos força, as mulheres usariam mais a técnica e a agilidade nas lutas. "Tem gente que não assiste mais boxe, que fala que o boxe anda mal, deveriam ver mais lutas femininas", recomenda.
Adriana se recorda de ter sofrido preconceito no início da carreira, quando se acostumou a ouvir que deveria "pilotar um fogão" e deixar que homens treinassem. "Felizmente a mentalidade mudou, o boxe feminino ganhou muito respeito pelos resultados e hoje é raro ouvir essas coisas, o que eu mais recebo são elogios", comemora a atleta.
As duas boxeadoras sonham com vaga na Olimpíada de Londres, em 2012, e sabem que bons resultados no Pan são fundamentais para manter a pontuação necessária no ranking mundial. Adriana espera uma disputa de alto nível em Guadalajara, mesmo com o obstáculo da altitude de cerca de 1.500 m.
"A altitude vai ser uma grande dificuldade, já tive que enfrentar em um torneio no Equador e sei como atrapalha. Mas, afinal, a altitude estará lá tanto para mim quanto para as minhas adversárias e sei que isso não é desculpa para não conseguir uma medalha. O ouro vai ser de quem focar mais", analisou Adriana Araújo, pioneira de uma modalidade que, desde as primeiras disputas, mostra o grande potencial para crescer no Brasil.

Boxe brasileiro já treina em Guadalajara





No compasso da vitoriosa campanha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, que desembarcou no México na última sexta-feira, segue uma rotina forte de treinamentos na preparação para representar bem o país no mais importante evento esportivo das Américas.

As competições iniciarão no dia 21 de outubro. No dia anterior, serão realizados o Congresso Técnico e o sorteio que definirá quem serão os primeiros adversários dos brasileiros. Participam da competição 124 atletas de 25 países.

A Seleção Brasileira de Boxe Olímpico que representará o Brasil em Guadajara 2011 é a seguinte:

Feminino:
Categoria Leve (60kg)
Adriana Araujo

Categoria Médio (75kg)
Roseli Feitosa

Masculino:
Categoria Mosca (52kg)
Julião Henriques Neto

Categoria Galo (56kg)
Robenilson Vieira de Jesus

Categoria Leve (60kg)
Robson Donato da Conceição  

Categoria Meio Médio Ligeiro (64kg)
Everton dos Santos Lopes 

Categoria Meio Médio (69kg)
Myke Michel Ribeiro de Carvalho

Categoria Médio (75kg)
David Lourenço da Costa

Categoria Meio Pesado (81kg)
Yamaguchi Falcão Florentino

Treinadores:
João Carlos Soares Gomes de Barros
Claudio Marcio Aires da Silva
Abel Bokovo

Chefe de Equipe:
Carlos Renato Sorbile